Santa Casa de Ribeirão Preto inaugurou novo prédio de apoio do hospital

No final de abril, a Santa Casa de Ribeirão Preto inaugurou o novo prédio de apoio do hospital com 2500 m/2 e anunciou a conquista da Acreditação pela ONA.

A CME da Santa Casa é uma das mais completas e modernas do Estado de São Paulo, possui sistema de filtragem de água por Osmose Reversa, garantindo uma água ultrapura, que permite de maneira eficiente, a esterilização de campos cirúrgicos e instrumentais, além de proporcionar maior durabilidade dos equipamentos, reduzindo a oxidação.

Já a lavanderia possui lavadoras, extratoras, secadoras e calandra com a mais moderna tecnologia de mercado, o que permite realizar com eficiência de recursos, um processo seguro de limpeza e desinfecção da roupa hospitalar, além disso toda a água utilizada durante a lavagem passa por um sistema de filtragem de resíduos, antes de ser descartada. Também fazem parte do complexo a área destinada aos funcionários, novos vestiários, salas administrativas e área de convivência.

Segundo o Superintende do hospital, Dr. Marcelo Di Bonifacio, a obra surgiu da necessidade de adequação da lavanderia, que por meio de esforços e investimentos próprios, foi possível realizar a construção. “Ressalto também a ampliação do túnel subterrâneo que liga o hospital à unidade de apoio, o local tem mais de 50 anos de construção e comportava apenas trânsito de pedestres”.

“A obra, embora não esteja ligada diretamente a atenção ao paciente, é fundamental para os processos de segurança e qualidade dos serviços prestados em assistência, proporcionando melhores condições aos pacientes e profissionais, levando mais qualidade e segurança no atendimento”, destaca Bonifacio.

Outra importante conquista do hospital anunciada durante o evento foi a Acreditação pela ONA, o selo de Acreditado foi concedido à Instituição após por atender aos critérios de segurança do paciente em todas as áreas de atividade, incluindo aspectos estruturais e assistenciais, diagnosticado após processo de auditoria.

O hospital foi avaliado pela Instituição Acreditadora Credenciada IBES (Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde), os avaliadores apontaram a evolução da Santa Casa em busca da melhoria nos processos assistenciais e o cumprimento dos requisitos necessários para se tornar acreditado.

  A organização certifica a qualidade de serviços de saúde no Brasil, tendo como foco principal a segurança do paciente. Sua metodologia de avaliação atende a padrões internacionais de qualidade e segurança. O manual de acreditação ONA é reconhecido pela ISQua (Sociedade Internacional pela Qualidade no Cuidado à Saúde, na sigla em inglês), instituição parceira da Organização Mundial da Saúde (OMS) e que tem entre seus membros especialistas e organizações de saúde de mais de 100 países.

Participaram do evento o provedor do hospital, Amauri Elias Calil, o prefeito municipal, Duarte Nogueira, o deputado federal, Baleia Rossi, o presidente da Mesa Administrativa, Fred Okubo, o superintendente, Dr. Marcelo Di Bonifacio, diretores, autoridades, médicos e convidados.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *